Cemaden-RJ apresenta protocolos atualizados em workshop

Terça, 06 Dezembro 2022 22:32

Evento visou municípios que possuem sistema remoto de alerta e alarme sonoros

Nesta quinta-feira (1°/12), no auditório do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado (CICC), aconteceu o Workshop de Atualização dos Protocolos para os municípios que possuem o sistema remoto de alerta e alarme sonoros pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais do Rio de Janeiro (Cemaden-RJ), que é ligado ao Departamento Geral da Defesa Civil (DGDEC).

O encontro contou com a participação dos 13 municípios beneficiados pelo sistema. Sendo, São João de Meriti, Duque de Caxias, Magé, São Gonçalo, Cachoeiras de Macacu, Barra Mansa, Barra do Piraí, Queimados, Areal, Teresópolis, Petrópolis, Bom Jardim e Nova Friburgo. Cada representante das cidades recebeu os protocolos impressos.

A ocasião serviu para apresentação de protocolos e produtos desenvolvidos pelas equipes de Meteorologia, Hidrologia e Geologia do Cemaden-RJ. O evento foi considerado como a finalização da preparação para o período de chuvas.

— O alinhamento e a integração entre o Estado e os municípios é fundamental para o preparo que a época das chuvas exige - disse o diretor do Cemaden-RJ, tenente-coronel Frederico Alves.

A primeira equipe a se apresentar foi a de Meteorologia. Estudos sobre monitoramento meteorológico ao longo dos anos foram apresentados. Assim, como os métodos de trabalho, os produtos desenvolvidos, como monitoramento em tempo real e avisos meteorológicos, além das interpretações corretas dentro das defesas civis municipais.

Na parte de hidrologia, teve a exibição do monitoramento hidrológico, a forma como é feito o cálculo de intensidade, duração e quantidade de chuva. Ainda foi falado sobre o tratamento, coleta, armazenamento e gerenciamento de dados sobre as condições físicas, hidrológicas e atmosféricas, que resultam no aumento dos níveis dos rios. O setor também compartilhou uma análise feita no Twitter, de como as pessoas tweetaram a respeito dos últimos desastres, antes, durante e depois.

Já a equipe de Geologia começou abordando a questão da tabela de risco de deslizamentos. Também foi realizada a exibição do monitoramento geológico, avisos geológicos e mapa em tempo real. Por fim, entregaram os protocolos do Sistema Remoto de Alerta e Alarme Sonoro (SRAAS).

Em cada apresentação, houve um tempo para dúvidas e esclarecimentos. Os monitoramentos, avisos e mapa interativo estão presentes no site do Cemaden-RJ.