•

Encontro com a Ciência: Defesa Civil Estadual promove debate acadêmico visando à prevenção de desastres

Sexta, 24 Novembro 2023 13:40

Evento gratuito e aberto ao público vai reunir pesquisadores e agentes na segunda-feira (27.11)

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) promove, na próxima segunda-feira (27.11), a primeira edição do "Encontro com a Ciência", evento gratuito e aberto ao público que vai estimular a troca de conhecimentos entre a comunidade acadêmica e agentes do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil. A atividade vai acontecer na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), das 8h às 17h, com o objetivo de aproximar pesquisadores engajados em temáticas relacionadas à redução do risco de desastres e os profissionais que atuam na ponta no dia a dia. Os interessados podem se inscrever por meio do link: bit.ly/encontrocomaciencia.

-  É um evento inédito e extremamente relevante que vai integrar saberes em favor da população fluminense, permitindo que os conhecimentos e produções científicas sejam compartilhados com os órgãos de execução e se tornem ações efetivas em favor da prevenção de desastres. Nosso objetivo é aproximar a Academia, por meio do Instituto Científico e Tecnológico De Defesa Civil, para auxiliar na adoção de políticas públicas com foco na redução de riscos - afirmou o secretário de Estado de Defesa Civil e comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro, coronel Leandro Monteiro.

Estão na pauta do encontro temas como: Planejamento e Gestão em Defesa Civil; Identificação de Riscos de Desastres; Potencial da Arborização Urbana para Redução do Risco de Inundação; Análise de Severidade de Seca no Estado do Rio; Utilização de Drones para Monitoramento; Mapeamento de Secas e Monitoramento Hidrológico, entre outros.