Agentes de Defesa Civil realizam treinamento integrado

Sexta, 24 Novembro 2023 15:22

Exercício simulado reuniu 11 REDECs para alinhar protocolos e aprimorar resposta a eventos climáticos extremos

Nesta quinta-feira (23.11), um significativo treinamento foi conduzido com todos os agentes de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro. Participaram ativamente representantes das 11 REDECs, unindo esforços para aprimorar a preparação diante de situações adversas. O foco da capacitação foi o alinhamento de procedimentos e protocolos de acionamento, visando fortalecer a resposta conjunta diante de eventos climáticos extremos.

Durante o treinamento, as equipes enfrentaram um desafio simulado de chuvas intensas, resultando em inundações em diferentes pontos de uma cidade. Essa simulação permitiu a aplicação prática dos protocolos discutidos, proporcionando uma oportunidade valiosa para ajustes e otimizações. A interação entre as REDECs demonstrou a importância da coordenação eficaz e da comunicação integrada para lidar com cenários complexos.

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) reafirma seu compromisso com a segurança da população, investindo em treinamentos e aprimoramentos constantes para enfrentar desafios climáticos e garantir uma resposta eficiente diante de situações de emergência. Este trabalho conjunto destaca a sinergia entre os agentes de Defesa Civil, fortalecendo a capacidade de resposta do estado em momentos críticos.